Android & IOS, Opinião

Novos iPhones, e estatégias da Apple

Em meio a este frenesi do lançamento do iPhone 6 e 6 plus, vemos muitas pessoas fazendo loucuras para tê-lo, outros não entendem porque tanta expectativa, se é um aparelho com alguns pontos a melhorar.

Ainda, há legiões de usuários Android que insistem em querer comparar seus sistemas com o iPhone, e analisando de forma fria, o iPhone realmente costuma deixar algumas novidades para as próximas versões…

Então, qual o segredo de tanto sucesso? É a facilidade de uso, é o marketing em cima do modelo ?

Depois de ter alguns aparelhos Android, e por as mãos em um iPad, consegui notar algo que talvez não esteja nas peças de marketing da Apple…e que influencia muito na hora da compra.

Diferentemente dos aparelhos Android, o iPhone -seguindo diretrizes da Apple- se estabeleceu como única linha de smartphone iOS. Se por um lado, o sistema não é tudo em um celular, você só poderá usar iOS se estiver com um iPhone ou iPad nas mãos, e isto acredite, é ótimo para a Apple pois fortalece a imagem dos produtos.

iPhone vs Samsung Galaxy
a primeira grande rivalidade

Ou seja, se ‘só iPhone é iPhone’… no outro lado você encontra uma enormidade de aparelhos com Android, o que reforça a imagem do sistema operacional, e tira força das marcas (a cada momento, há um fabricante diferente brigando pela sua atenção).

Talvez a linha Galaxy da Samsung seja a que mais de aproximou de formar um concorrente robusto, à altura do iPhone, mas por razões comerciais, a linha que era apenas Galaxy S 1, 2, 3, 4, 5 acabou se pulverizando em dezenas de aparelhos (Galaxy Win, Galaxy Duos, Galaxy Y, etc etc etc). Pessoalmente acho que isto enfraqueceu a imagem desta linha de aparelhos.

Assim, é normal ouvir perguntas do tipo “Vai comprar um iPhone ou um Android ?” não é mesmo?

Voltando ao modelo da Apple, sendo ele único (aparelho+sistema), a lógica é que seja comparado apenas a si mesmo, ja que não há outros ‘iOS’ pelo mercado para concorrer com a Apple.

O Android tem uma câmera melhor, mas para o comprador de iPhone, o que importa é que seu modelo novo tem a câmera melhor que o iPhone anterior, e isto faz sentido.

Evidente que há pessoas que cruzam a linha entre os dois sistemas, trocam Apple por Android, e vice-versa, mas enquanto o fã de Android vasculha modelos, especificações e recursos que deseja para seu próximo smartphone, o entusiasta Apple apenas aguarda o novo modelo de mesma linha, o que como vimos, é motivo suficiente para grandes filas e altos volumes de pré-venda.

Como o mercado é imprevisível, não me arrisco a dizer que a estratégia da Apple será sempre vencedora – a IBM já se deu mal tentando vender equipamento e sistemas proprietários – mas até o momento tal prática tem funcionado muito bem, inclusive garantindo investimentos para novos lançamentos como o iWatch.

Quer dar seu palpite? Entre na área de comentários e troque uma idéia com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »