Notícias

Google e a vantagem competitiva dos pioneiros

Olá amigos! Feliz 2017!

Estivemos alguns dias ausentes das atividades, devido as férias, mas estamos retornando aos poucos ao ritmo normal.

Vim trazer uma reflexão que eu vim fazendo dias atrás, ate conversei com alguns amigos a respeito, e sobre a vantagem que tem um líder de mercado. Vamos ao exemplo que motivou nossa conversa – o Google – ele de novo…

Há anos, o serviço de buscas da Google é disparado líder de mercado, sem concorrência a vista. Isto permitiu a gigante do Vale do Silício trabalhar diversas outras áreas, e mesmo aprofundar o seu carro-chefe: as buscas na internet.

Muito tempo depois a Microsoft resolveu desafiar o Google com seu serviço de pesquisas Bing, e todo o poder que possui sendo a fabricante do Windows – e podendo utilizar-se disso para colocar o Bing como buscador padrão nos seus produtos.

Ocorre que, para o Google as buscas continuam sendo importantes, porém o mercado para ela já avançou. Ela não depende mais exclusivamente das buscas, como no passado.

Você já parou para pensar quantas vezes foi procurar por respostas no Google e foi parar no… Youtube ???

google-youtube

Pois é amigos. Silenciosamente, o site de vídeos do Google vai aos poucos tomando corpo e quem sabe no futuro ultrapasse seu criador – o buscador de texto.

Na pratica, você vai no Google pra saber se alguém já teve problema com ‘internet wi fi e roteadores XYZ’. No Youtube, geralmente você entra para saber *como* este problema foi solucionado, com o passo a passo. Percebe a diferença na abrangência ?

Como se não bastasse isso, o Youtube virou uma espécie de TV pessoal, onde você entra a hora que tiver tempo e assiste os seus canais (sim, canais) favoritos. Pessoas que tem algo a dizer, ou a ensinar, sempre em busca de visitas e daquela palavrinha magica: MONETIZACAO.

Tem também aqueles que gostam de usar o site como player de musicas ou videoclipes, então  deixa o Youtube rolando o som e minimiza a tela. Ou seja, ele concorre até mesmo com outros serviços de streaming como Spotify e Deezer.

Por isso concluo que, chegar primeiro em um determinado mercado, ou se estabelecer líder logo nas primeiras rodadas, tem seus riscos, porem garante uma boa dianteira frente a concorrência, pois uma vez líder, consegue-se espaço para pensar nos próximos passos, a próxima inovação, a próxima sacada que vai garantir a liderança – neste ou em outros mercados. E isto a Google parece ter entendido muito bem, desde seus primeiros anos de fundação.

Assim, digo-lhes que o futuro pertence aos meios de transmissão de vídeo e áudio, pois neles as pessoas podem ter experiências mais ricas do que simplesmente em texto, e isto também as atrai mais para o conteúdo, gerando mais visitas, mais receitas, mais oportunidades para as empresas e anunciantes.
É isto ai pessoal, até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »